sábado, 24 de agosto de 2019

A TRÊS VOZES ou VINDA DAS COMPRAS

1ª VOZ: muda porque slogan "Sabe bem pagar tão pouco"

2ª VOZ: Da Irmã da Canhota: Pois é, mas eu dou-lhes emprego.

3ª VOZ: Da Canhota, ela mesmo, com O Senhor das Barbas ao lado: Poizé! eu bem dizia.

sábado, 3 de agosto de 2019

AVISO À NAVEGAÇÃO: Aeroporto no Montijo. Beja, Facebook e Redes autoassumidas como sociais

É conhecida a minha abstinência às espécies que se auto designam como redes sociais. Não obstante, acabei por descobrir que é no FACEBOOK que se situam dois grupos ativos que me merecem atenção: um de exclusão da coxa solução MONTIJO (BA6) para aeroporto complementar de Lisboa e outro de APOIO A BEJA para a mesma solução.

Admira-me que não haja mais posições opinativas relativamente a estes relacionados assuntos admitindo mesmo que possa ser falta minha - e abro aqui uma honrosa excepção ao blogue MOVER A MONTANHA  que, em 5 postagens de muita qualidade e conhecimento, desmonta a tramoia que se anda a urdir com adjacências diversas para dulcificar o agrume e tentar obter louvores ou silêncios sortidos na consuta pública. Caladinhas - ao que me parece ler, mas esperando nisso estar mal informado - andam também as autarquias.Veremos...[1]

Mas a verdade atual e insofismável é que é no Facebook que estão esses dois movimentos. E, por isso, apertando as fossas nasais, reativei as duas contas que tinha nessa rede (uma desde  a chegada do Facebook a Portugal e outra surgida não sei como nem quando, mas também há longo tempo no frigorífico) e procurei aderir a ambos os grupos ativos. Como o Facebook não opera a fusão automática de contas pessoais duplicadas só passarei a animar uma delas e aviso manter-se intocado, no todo restante,  o meu adquirido cepticismo relativamente a redes sociais. à sua condução e aos seus efeitos.

Aconselho também os meus vizinhos, sobretudo os mais potencialmente atingidos, i.e do  Lavradio Nascente, no caso do Barreiro, ou da Baixa-da-Banheira, no concelho da Moita, a consultarem nas respetivas Câmaras Municipais a CONSULTA PUBLICA que permanece aberta até 19 de Setembro, verificando as incidência no seu bem-estar e ambiente e mesmo nas suas propriedades (em termos de afetação física ou de alteração de valor)  que possam resultar da ideia peregrina de colocar ali um  aeroporto ou, também, do traçado dos respetivos acessos. - e de, no quadro e nos direitos que lhes assistem, nessa mesma consulta se pronunciarem. Não se esqueçam os leitores deste AVISO de que "quem cala, consente".

Transcreve-se seguidamente e com a devida vénia à APA,  o anúncio respetivo da consulta publica, que especifica "como atuar" quer para a consulta, quer para uma pronúncia.individual ou coletiva.(possível copiar e colar em folha em branco do WORD e de aí ampliá-lo, ou procurá-lo diretamente no local da APA que divulga esta "consulta pública") 
 


[1] Com um outro pormenor: o exposto no referido blog compara a solução BA2 com a solução CTA (Campo de Tiro de Alcochete) e não se pronuncia sobre BEJA que, a ver de muitos, é melhor que essas duas.