domingo, 30 de outubro de 2011

Sic Notícias

Concordo com o Offenbach como fundo musical. Ideia bem caçada!

domingo, 23 de outubro de 2011

Nada melhor que uma sessão de riso

Tínha acabado de chegar ao hotel, em Varsóvia e arrumava o conteúdo da mala, quando me telefona um membro do Grupo e me diz: Liga a televisão já! É uma coisa extraordinária! E eu liguei: era um filme dobrado em polaco, escutando-se vagamente o diálogo original em Castelhano. Um casalinho jovem "entendia-se" debaixo do balcão de uma loja, entre carícias, suspiros e etc. (não, não eram os " três etc.de Simón Bolivar", mas essa história fica para depois, como ficará a explicação da letra do hino polaco, cuja música é verdadeiramente atractiva - ouçam-n'a no YouTube - e o silvo tremendo e insuportável que é "soprado" por cada receptor de televisão polaco que permaneça ligado escassos minutos depois de acabado o hino e encerrada a emissão, para acordar os que com braseiras e outros sistemas de aquecimento externo e muitas vezes também vodkamente interno se deixaram dormir e se expõem, incautos, aos riscos mortais de incêndio ou de intoxicação com monóxido de carbono).

Mas falávamos do filme dobrado, no momento em que a mãe da "miúda" entrava em cena e punha termo àquelas relaxações; mas o verdadeiramente estranho em tudo aquilo, e que chamara a atenção do meu colega, é que uma só voz, masculina e em polaco, fazia os diálogos de todos o três em cena, incluindo os suspiros de amor e a gritaria furiosa da mãe-empata ao verificar que a filha sabia muito mais do que ela pensava. Económica modalidade de, neste caso, um em três, que me consta estar ainda ser usada.

Ora esta ideia de um a fazer de vários, num exercício manifestamente económico, transporta-me rapidamente para uma mensagem que acabo de receber e que, em dias de negra crise, é capaz de proporcionar alguns momentos de boa disposição. Ela aí vai. Transcrevo-a, quase-tal-qual como recebida: :

"Desde 1963 que, na Alemanha, em cada Ano Novo, a TV "passa" o curto filme "Dinner for One?" também intitulado "The 90th Birthday"  ou, para os alemães que ainda não saibam Inglês "Der 90". Produzido nessa já longínqua era pela emissora alemã Norddeutscher Rundfunk (NDR), mantém intocável a sua frescura e caricaturiza muito bem o humor britânico.

Interpretam-no os actores ingleses Freddie Frinton e May Warden e o filme, falado em Inglês, representa o jantar do 90º aniversário natalício de uma "jovem" aristocrata inglesa, Miss Sophie, como servido pelo seu igualmente "jovem" mordomo James.
    
Para a comemoração dos seus aniversários, Miss Sophie convidou sempre os seus amigos mais próximos: Monsieur Pommeroy, o Sr.Winterbottom, Sir Toby e o Almirante  alemão Von Schneider. Na "festa" do seu 90º aniversário não poderiam faltar! O pior é que, ao longo dos anos, esses amigos foram adquirindo o assaz lamentável hábito de ir morrendo e agora, do primitivo e bem-disposto grupo, sobram apenas Miss Sophie e o seu mordomo. Mesmo assim, o fiel James serve o jantar de aniversário de Miss Sophie de acordo com as instruções recebidas e a anual prática, ou seja, tudo faz como se os tais convivas estivessem ainda vivos.

Durante o jantar, ao ser servido cada prato, é mantido um diálogo que se tornou lendário na Alemanha: nele o mordomo James interroga Miss Sophie com um: "É o mesmo procedimento do ano passado, Miss Sophie?". E Miss Sophie, imperturbavelmente britânica, responde: "O mesmo procedimento de todos os anos, James."

Com cada prato, James serve à Miss Sophie e aos seus "transparentes" amigos uma bebida alcoólica: Xerez, Vinho Branco, Champanhe e Vinho do Porto. Ao brindar, o mordomo faz o papel de cada um dos quatro convidados e vai tomando as bebidas que foi servindo no copo de cada um.

Escusado é dizer que, quando chega o momento da sobremesa, James está já completamente bêbado.

A interpretação do mordomo (Freddie Frinton) é óptima do começo ao fim, num impagável "crescendo" de acção que torna  este pequeno filme uma preciosidade de humor. Por isso, não mais palavras:

PARA VEREM O FILME CLIQUEM NO LINK ABAIXO:  
http://www.dailymotion.com/swf/x5zld2 

 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Denúncia de abuso / Abuse denounce


Chegando ao meu computador via Mozzila hoje, ás 22:00 horas (hora de Lisboa) e continuando, fui encontrar este estranho popup que aparece em todas as situações e que produz manifestas dificuldades e perturbações de acesso ao Blogger e a outros serviços da Google. Embora o popup se apresente como anónimo, parece possível ligá-lo ao site http://profilestylez.com/rd.php. Evidentemente que não clickei no indicado "apply now", mas que tentei já várias vezes carregando no botão de apagamento que aparece no canto inferior direito, ou por outras vias enfrentando acesso negado, remover o seu impertinente reaparecimento - que continua.  Esya mensagem é uma denúncia do abuso da referida colocação não solicitada no correio de outros, possa isso resultar de má operação não intencional ou de intencional prática maliciosa. Posta-se esta informação com três objectivos: a) denunciar a perturbação suscitada; b)manifestar a minha surpresa quanto à dificuldade de denunciar prontamente aos pertinentes serviços Blogger, Google e à Mozzila este tipo de situação, enviando a imagem que se reproduz; e c) averiguar junto das comunidades Blogger, Google ou Mozzila se outros dos respectivos membros experimentaram idêntica perturbação e como actuaram para se libertarem deste ataque. Feito em Português e em tradução em Inglês, prevalecendo o original em Português no caso de dúvida.

Opening my computer via Mozzila today, at 22:00 hours (Lisbon time) and now keeping on, my connection is continuously being disturbed by the popup hereabove, namely producing difficulties and obstacules to the free and pacific accesss to my blog, as well as to several other Google services. The popup appears as anonimous, however it is apparently linked with following address http://profilestylez.com/rd.php. Obviously I have not progressed with it, neither clicking on its "apply now", but trying several times click in the closing X placed in right down corner and by other ways, without access and success to eliminate its successive and obstinated appearance. This posting is a denounce o such abuse placed in other´s mail without any demand, may it result from unintentional maloperation or from intentional malware and is actually made with three purposes: a) to report abuse, i.e. to inform against such a practice; b) to notice the difficult and complex access to attain and communicate to Blogger, other Google services and Mozzila such circumstances and send the respective image; c) to ask the Blogger, Google and Mozzila communities whether other members of theirs where attained by identical abnormal incident and, if so, have knowledge of their experience to get rid of such attack. Written in Portuguese and with a translation into Engllish, prevailing the original Portuguese version in case of any doubt.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quatro recortes de época

 1. Para a iconografia da "crise":


De: "Austeriadade? Não há Políticas Inevitáveis!"
em  http://portugaluncut.blogspot.com/2011/09/classwars-ii-inevitavel-e-tua-tia.htm

Comentário: Os cartazes no Norte são mais aliáceos..

2. Somos todos Gregos!

"Somos todos Gregos. É na Grécia que estão as raízes das nossas leis, da  nossa literatura, da nossa religião, das nossas artes"
PERCY BISSE SHELLEY

De: http://www.famousquotesabout.com/quoteImage/66342/We-are-all-Greeks.jpg

3. Enigma tipográfico  (quase à moda dos antigos Almanaques)

ESBULHO DESCARADO
________________________
0 / 0

Pergunta associado: Se aqueles que o voto expresso e/ou o absentismo político pôs por cima (i.e no numerador) decretarem um esbulho descarado (se há fiscalistas que assim pensam, negando o contratualismo na relação fiscal i.e. no imposto, o que se poderá dizer desta "austeridade"?) e apresentarem como futuro aos que por baixo estão  (i.e no denominador)  não mais que uma  indeterminação (e indeterminação de zero sobre zero), o que se poderá esperar como resultado imediato?

Resposta: A entrevista do Sua Excelência das Finanças  na TV1, há breves minutos. E isso só como imediato, porque o resultado mediato será bem pior!

4. Duas perguntas

A Marcusiana: Ecomumia para quê? (a) 

A Socrática: Mamã, mamã! isto da Grécia tem também a ver com o Sócrates, não é?

(a) Não é gralha...

Aufwiedersehen!