quarta-feira, 21 de novembro de 2018

UM POEMA RECEBIDO DO BRASIL

 Do Brasil chegou-me um notável poema. Com a devida vénia ao seu Autor , que pessoalmente não conheço, mas com muita emoção e solidariedade o transcrevo aqui:.

[A tempo: por Amigo fiável e em atenção ao Autor, foi-me sugerido  que, de momento, não o  transcreva. Lamento  Há mais amanhãs! ]

terça-feira, 20 de novembro de 2018

PARA A HISTORIA DO LICEU DE ALEXANDRE HERCULANO, NO PORTO

DIARIO DO GOVERNO, II Série, nº 118, de 1916.MAI.20, pg.1832: é publicada, pelo Ministério da Instrução Pública,  uma Portaria que concede poderes para a assinatura de um contrato de empréstimo com a CGDepósitos para o novo edifício destinado a este Liceu.

DIARIO DO GOVERNO, II Série, nº 123, de 1916.MAI.26, pgs.1910-11: é publicada , pelo Ministério das Finanças, uma Portaria que concede poderes para a outorga de novo contrato sobre o resto de empréstimo para a construção deste Liceu.

sábado, 17 de novembro de 2018

DUAS MARCAS REGISTADAS EM 1914

Com a chegada das comemorações do termo da que foi de facto "a mãe de todas as guerras" (ou seja a 1ª Grande Guerra), pareceu-me oportuno trazer aqui dois recortes, aliás contíguos na fonte comum onde foram encontrados - mas que, no seu tempo, antecederam por breves dias essa grande tragédia que abriu a porta para uma segunda, ainda pior - além de outras consequências que ainda hoje procuram cura, sem a encontrar..

A primeira peça, retirada do "Diário do Governo" -  Série III - nº 7, de uma sexta-feira, 9 de janeiro de 1914, dá conta, a pag. 60, de que, a  24 de dezembro do ano anterior ( a ultima véspera de Natal  vivida em Paz antes do quadriéno sangrento) uma sociedade denominada GERMANIA LIMITADA, "com sede e fábrica de cervejas e refrigerantes em Lisboa, Avenida Almirante Reis, letra G" pedira a seguinte marca para refrigerantes e logo repetira o pedido da mesmíssima-mesma marca com destinação a cervejas. Ei-la pois: :





Escusado será dizer que, com a guerra, esta marca iria durar pouco e o mesmo sucederia com a denominação da firma que, de molde morfologicamente compreensível, passaria a PORTUGALIA LIMITADA e assim se mantém ainda hoje com um trajeto curiioso que terá sempre a cerveja por perto.e  que, mrecendo ser conhecido,  está desenvolvido na "rede" em localizações diversas, das quais se retiram, como incompleto exemplo, dois endereços. :

http://miseriasdelisboa.blogspot.com/2015/08/fabrica-de-cerveja-portugalia.html

http://restosdecoleccao.blogspot.com/2015/12/fabrica-e-cervejaria-portugalia.html

Mas a observação da marca aqui representada sugere uma ideia curiosa:  a designação do copo de cerveja passa de "fino" a Norte para "imperial" a sul., mais concretamenta do Porto para Lisboa. A origem da palavra "fino" sempre me pareceu resultar da esbelteza do copo quando confrontada com a "grossura" da caneca. E o "imperial"? Não estará mesmo relacionado, do vocábulo para o copo ou do copo para o vocábulo, com a palavrinha-aquela que, isolada. se encontra logo por debaixo da "águia imperial germânica" da marca registada em janeiro de 1914?

- - -

 Passando, para amenizar,  à segunda figura: na página 59 do mesmo DG ficamos a saber que o cidadão Firmino Júlio de Miranda Saraiva Refóis, com estabelecimento  e escritório em Lisboa, tudo isso identificado no pedido, requereu marca para a sua "Anunciadora Ideal". Se, para muitos, a 1ª Guerra iria por  um definitivo ponto final na "Belle Époque", o Senhor Refóis ainda se encontrava nesta - e, na formulação requerida, manteve muito do espírito da época que desconhecia como cessante.  Nela, o regulador de Watt, a roda dentada de 8 raios (ena!)  que parecde a bandeira inglesa e a inseparável dupla bigorna e martelo trazem consigo uma aspiração industrial discreta num país agrícola e pobre. Apoiada nas tabuletas da Anunciadora, anunciando-a e anunciando-se, uma displicentev  figura feminina vem levantar um só (um só?) reparo anatómico: a estranha, a mesmo difícil se não inverosimil, posição do delicado pé esquerdo. Bravo, Senhor Refóis!





E, se com esta me iria, com esta me vou!.